quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Somos mesmo bons...e corruptos

Na minha ronda pelos jornais diários, vi uma verdadeira pérola no Jn, com o titulo "Corrupção aumentou em Portugal".
Conta a dita noticia que em 180 países,Portugal está imagine-se em 28.º lugar.
Há realmente poucas coisas que me fazem tirar do sério, mas a minha carteira é um orgão muito sensível e quando leio este género de coisas fico fora de mim. Já não suporto saber que os euros dos meus impostos vão direitinhos para o pneu de um audi a8, que passa por mim enquanto eu ando no meu bolinhas. Estou especialmente irritada, hoje lembrei-me que em breve completo 10 anos que comecei a trabalhar, e nos referidos 10 anos uma larga fatia dos meus rendimentos foi engrossar o fundo de algum saco azul verde ou de outra cor qualquer...
Sinto-me impotente, na minha vida já me cruzei com mais situações de corrupção que um País do tamanho dos EUA deveria sustentar durante um seculo.
Já vi presidentes de Camara, a forjarem concursos publicos, em que eram alterados os critérios de adjudicação em prol de uma empresa que tinha 10% a mais do preço, dinheiro esse que ia direitinho para os seus bolsos em cash. Já vi vereadores de pelouros a cobrarem uma percentagem para desbloquearem pagamentos. Já vi empresas a branquearem capital, vi todo o tipo de perseguição e fuga ao fisco, passo muitas vezes pela cidade do saco azul, e vejo na a42 a circularem as bombas de alta cilindrada pertencentes a uma das zonas supostamente mais carenciadas da zona norte do nosso país. "Paços de Ferreira".
Mas o que eu realmente não compreendo são as aplicações dos fundos comunitários, por aí se vê a nossa taxa de crescimento na economia nos ultimos 15 anos em relação á Irlanda do Norte que partiu pior posicionada no Ranking. Enquanto a Irlanda investiu em formar pessoas para crescer, Portugal fez estradas em que todos os intervenientes no processo retiravam a sua fatia.(um dia falo dos intermediários a profissão do futuro) Assim a continuar vamos ter estradas e vamos todos andar a pé...
Desculpem a falta de paciência.

Nenhum comentário: